Segurança do Trabalho para Qualidade de Vida

Trabalhar é algo essencial para a nossa vida, pois é através dele que conseguimos o nosso sustento e da nossa família e também nos sentimos úteis na sociedade. Trabalhar é uma obrigação, mas o indicado é que todos os trabalhadores tenham condições adequadas para exercer suas profissões.

Para garantir a saúde dos trabalhadores, todas as empresas têm obrigação de investir na segurança do trabalho e o primeiro passo para isso, é contratar uma equipe multidisciplinar que deve trabalhar nas instalações da companhia.

A equipe de segurança do trabalho é composta pelos seguintes profissionais: médico do trabalho, engenheiro do trabalho, enfermeiro do trabalho e técnico de segurança do trabalho. O objetivo dessa equipe é proporcionar um melhor ambiente para o trabalho e realizar ações para prevenir e evitar doenças e acidentes de trabalho.

Praticas de prevenção que proporcionam melhores condições de trabalho

A segurança do trabalho pensa em diversas maneiras de resolver os problemas de uma empresa e tornar o ambiente seguro com o mínimo possível de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

São muitas as práticas de prevenção que oferecem melhores condições de trabalho, as principais são: SIPAT, ginástica ocupacional, ergonomia e massagem.

SIPAT – A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é a principal ação da segurança do trabalho, pois esse evento que deve ter duração de uma semana completa, deve ser realizado nas instalações da empresa uma vez ao ano e no horário de trabalho, é a melhor maneira de conscientizar todos os profissionais dos riscos que eles correm diariamente no emprego.

Através de palestra de segurança no trabalho, gincanas, sorteios, teatro e música, o setor de segurança do trabalho de determinada empresa busca solucionar problemas que estão causando as temidas doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho, que ainda são muito comuns. A SIPAT também auxilia os profissionais na solução de vários problemas pessoais que prejudicam o trabalho, como as drogas, alcoolismo e o fumo.

Este é um dos eventos mais importantes da área e através de atividades como palestras, por exemplo, é possível trazer profissionais especializados de fora da empresa para ajudar na conscientização dos colaboradores.

Ginástica Ocupacional – Uma ótima maneira que a segurança do trabalho encontrou para evitar dores corporais no ambiente de trabalho seja pela postura de cada um ou movimentos repetitivos, é a ginástica ocupacional, ela melhora a qualidade de vida dos trabalhadores, auxilia na autoestima e emagrecimento dos empregados e ainda alonga o corpo de todos para que não sintam dores no decorrer do dia de trabalho.

Ergonomia – A ergonomia é uma ciência que busca acabar com todos os incômodos presentes em um ambiente de trabalho, como má iluminação, cadeiras e mesas desconfortáveis e ruídos. As empresas devem investir na ergonomia para melhorar a qualidade de vida dos funcionários, pois o conforto é essencial para o rendimento de todos os profissionais.

Massagem – A massagem é uma prática já comum em empresas, geralmente elas são rápidas com duração de no máximo 20 minutos e são realizadas no intervalo do exercício do trabalho. As massagens melhoram o raciocínio do profissional, a disposição, atenção e acaba com as dores nos braços, costas, pernas e cabeça.

Essas são as praticas de segurança do trabalho que proporcionam as melhores condições de trabalho para todos os profissionais que precisam passar horas realizando uma mesma atividade. Então toda empresa deve ter um setor de segurança do trabalho para cuidar da saúde e qualidade de vida dos profissionais que precisam das melhores condições para produzir.