Porque a SIPAT é Importante

Entra e sai ano, e os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais continuam atingindo milhares de trabalhadores em todo o mundo, a maioria desses problemas acontecem pelo descaso dos donos das empresas e falta de cuidado por parte dos próprios funcionários. Embora os acidentes e as doenças ainda atinjam milhares de profissionais, é importante que você saiba que há muitas formas de diminuir ou acabar com isso, entre as quais está a SIPAT.

Porque a SIPAT é importante

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), é muito importante, porque oferece a todos os funcionários das empresas uma semana repleta de atividades que têm como foco a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e das doenças causadas pelas atividades praticadas na profissão por longo tempo.

A SIPAT é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que é obrigatória em todas as empresas, de médio, pequeno e grande portes. A CIPA precisa realizar a SIPAT junto com os membros do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho).

Assim como a CIPA, a SIPAT é obrigatória em todas as empresas por lei, mesmo que a empresa tenha poucos funcionários, porque é uma semana de evento recheada de informações que irão contribuir para acabar com as doenças e os acidentes de trabalho. A obrigação de todas as empresas é realizar a SIPAT uma vez ao ano.

A SIPAT precisa ser feita no horário de trabalho, afinal ela é uma ferramenta de conscientização, não só para os trabalhadores, como também para o dono da empresa. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho pode ser considerada um curso ou treinamento que tem como finalidade ensinar a todos os integrantes da empresa, os cuidados que devem ser repensados diariamente para evitar os acidentes e doenças de trabalho.

A SIPAT deve ser feita durante uma semana, no entanto, alguns estabelecimentos realizam esse treinamento em menos de uma semana, e esse ato pode fazer com que a empresa sofra problemas com a justiça trabalhista e possa até ser multada.

O que pode ser realizada na SIPAT

A SIPAT, durante uma semana, oferece a todos os trabalhadores de uma determinada empresa, atividades motivacionais, teatro, sorteios de brindes, palestras, gincanas e outras atividades, criadas para conscientizar a todos como é importante evitar as doenças e os acidentes provenientes do ambiente de trabalho.

Ao passar pela SIPAT, a maioria dos trabalhadores se tornam mais cuidadosos nas suas atividades profissionais, pois eles começam a se prevenir melhor para não sofrer acidentes, ficam atentos ao meio ambiente e ainda mudam a sua postura profissional, para evitar as doenças do trabalho. É obrigação de todos os funcionários, comunicar ao chefe todos os problemas que devem ser corrigidos imediatamente.

Participe da SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é anual, obrigatória e é uma importante aliada para explicar a todos os trabalhadores, como é essencial se cuidar e ter atenção no trabalho, porque, qualquer descuido pode levar a morte. Essa semana tão importante para a empresa também faz com que os responsáveis pelas empresas comecem a cuidar mais da integridade física e da saúde de seus empregados.

Portanto a SIPAT tem muita importância para todas as empresas, pois ela é uma das maiores responsáveis pela prevenção dos acidentes de trabalho e também das doenças que ocorrem no decorrer do tempo em uma mesma profissão.