O Que Faz o SESMT

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

Para as empresas e também para os trabalhadores, não é muito fácil evitar os acidentes de trabalho e os sintomas que mais tarde podem se transformar em doenças do trabalho, porém tendo atenção e seguindo todas as normas do Ministério do Trabalho, os problemas e tragédias decorrentes do trabalho podem ser minimizados ou até acabarem.

Hoje em dia as empresas podem contar com muitos aliados para cuidar da segurança e integridade física de seus funcionários, entre os mais importantes, está o SESMT.

O que faz o SESMT?

Para você entender melhor o que é SESMT, saiba que esta é a sigla de (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). Esse serviço é composto por uma equipe de profissionais do trabalho e da saúde, eles ficam trabalhando dentro de uma determinada empresa, para evitar e prevenir os acidentes de trabalho e as doenças que surgem pelo tempo de profissão.

As principais obrigações do SESMT são: garantir a integridade física dos trabalhadores, prevenindo as doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho. Os profissionais que fazem parte desse serviço previnem os acidentes e as doenças, promovendo palestras abordando todas as maneiras de evitar os acidentes pequenos até as tragédias comuns nos ambientes de trabalho. O SESMT também trata os trabalhadores que já foram vítimas de acidentes de trabalho ou estão com os sintomas das doenças do trabalho.

Profissionais que formam o SESMT

O SESMT traz os seguintes profissionais: médico do trabalho, técnico de segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho e enfermeiro do trabalho. O médico do trabalho é o chefe dos profissionais do SESMT, ele é o responsável por fazer a prescrição dos remédios, primeiros socorros, tratamentos, diagnósticos, vacinações e medicar os profissionais que sofreram algum acidente de trabalho.

Outro profissional que faz parte da equipe do SESMT é o engenheiro técnico do trabalho, ele tem como responsabilidade, evitar que as doenças e os acidentes de trabalho ocorram, trabalhando para que os equipamentos funcionem perfeitamente.

Os profissionais do SESMT devem ser formados na área da saúde e contratados pelo próprio serviço. Eles não podem ter outras atividades na empresa dentro do horário de expediente, somente na área da saúde e prevenção de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é obrigatório em todas as empresas que possuem funcionários com carteira de trabalho assinada, se uma empresa não tiver uma dessas equipes de saúde ela poderá levar multa e enfrentar muitos problemas com a justiça.

O SESMT foi criado para dar apoio a todos os empregados no decorrer do tempo de trabalho, auxiliando na prevenção de acidentes e doenças de trabalho, sem falar que os profissionais desse serviço estão preparados para atender a todos os trabalhadores que sofreram algum acidente de trabalho ou estão sentindo coisas que podem levar as doenças ocupacionais.

Portanto, todas as empresas devem contar com o SESMT, porque somente assim, os empregados poderão exercer as suas profissões em ambientes mais seguros sem riscos de acidentes de trabalho. É importante dizer que para evitar as doenças ocupacionais, é preciso trabalhar com a postura correta e usar os equipamentos de segurança.