Importância da Segurança do Trabalho

Todas as pessoas passam grande parte das suas vidas trabalhando, por isso, o ambiente de trabalho precisa ser seguro e confortável, pois só assim os trabalhadores podem exercer as suas funções da melhor forma possível.

Para evitar os acidentes de trabalho e as doenças causadas pelo exercício da profissão, foi criada a área de segurança do trabalho, por isso ela é muito importante em todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio e grande portes.

Importância da segurança do trabalho

A segurança do trabalho é uma ciência que foi criada para evitar os acidentes de trabalho no ambiente interno e externo das empresas e também as doenças ocupacionais. Para entender melhor, a segurança do trabalho é uma série de medidas que devem ser aderidas por todas as empresas para reduzir ou então até mesmo acabar com os acidentes de trabalho e as doenças que aparecem no decorrer do tempo de trabalho. Essa ciência tem como principais funções, proteger a saúde dos profissionais e a sua capacidade de exercer as suas atividades.

Áreas que formam a segurança do trabalho

A segurança do trabalho é formada por muitas áreas, como: higiene e segurança do trabalho, medicina do trabalho, ambiente de trabalho, doenças do trabalho, higiene do trabalho, metodologia de pesquisa, legislações, normas técnicas, responsabilidade civil e criminal, perícias, proteção do meio ambiente, gerência de riscos, proteção contra incêndios e explosões e ergonomia e iluminação.

A segurança do trabalho é obrigatória em todas as empresas, porque ela é a responsável por manter os trabalhadores em segurança, evitando de todas as formas, os acidentes de trabalho e as doenças provenientes da profissão.

A segurança do trabalho de uma empresa é composta por uma equipe de especialistas das seguintes profissões: engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho, enfermeiro do trabalho e um técnico de segurança do trabalho.

Acidentes de trabalho, o que são?

Os acidentes de trabalho são aqueles que acontecem quando os trabalhadores estão exercendo a sua profissão, as situações a seguir são consideradas acidentes de trabalho: acidente que acontece no caminho entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa, os acidentes que ocorrem quando o trabalhador está viajando a serviço da empresa, os acidentes que acontecem quando o empregando está prestando serviços para a empresa, e outros.

As doenças ocupacionais, que são causadas pelo tempo de profissão, são também consideradas acidentes de trabalho, muitas dessas enfermidades não têm cura.

A segurança do trabalho foi criada para reduzir as possibilidades de acidentes de trabalho que são causados por diferentes fatores, nos quais estão: o ato inseguro, que é aquele que os trabalhadores realizam conscientemente no trabalho, como fazer as atividades sem usar equipamentos de segurança e as condições de risco presentes nos ambientes de trabalho, tornando a vida dos empregados perigosa.

A segurança no trabalho deve tomar medidas para conscientizar os trabalhadores e donos de empresas de que os acidentes e as doenças nos ambientes de trabalho são muito comuns, por isso, é essencial tomar todos os cuidados para garantir o bem-estar e a integridade física dos empregados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *