Importância da CIPA

O ambiente de trabalho precisa ser seguro e oferecer todas as condições para que o profissional exerça as suas atividades de forma segura e sem causar danos a sua saúde e integridade física. Para auxiliar os trabalhadores durante a sua vida no trabalho existem muitas associações e equipes, como a CIPA.

CIPA é a sigla de (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), ela trabalha prevenindo os  acidentes de trabalho e as doenças provenientes da profissão, buscando combinar a profissão com a manutenção da vida e também da saúde dos trabalhadores.

Importância da CIPA

A CIPA é muito importante para as empresas e funcionários, porque ela foi criada para fazer a observação e enviar ao dono da empresa ou responsável, relatórios falando dos riscos existentes no ambiente de trabalho, e exigir ações para minimizar ou acabar com todos os perigos, ou seja, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), tem por obrigação preservar a saúde e a integridade física de todos os trabalhadores contratados da empresa e também dos prestadores de serviços.

A CIPA é a responsável por investigar os casos de acidentes de trabalho que acontecem dentro das empresas, deixar todos os funcionários por dentro das normas de segurança do trabalho e fazer a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), essencial para diminuir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

A CIPA deve manter uma relação próxima com os trabalhadores, pois assim, eles podem informá-la a respeito dos perigos encontrados nos ambientes de trabalho e dar sugestões para as melhorias. As recomendações dadas pela CIPA devem ser rigorosamente seguidas por todos os profissionais, porque apenas assim evitarão os acidentes no trabalho, entre os assuntos mais falados por essa comissão está o uso correto dos equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual, que podem salvar vidas.

A CIPA também tem como finalidade estabelecer uma proximidade dos colaboradores com os supervisores, promovendo conversas, fazendo com que de forma participativa e criativa, todos possam trabalhar com o máximo respeito e segurança de todos.

A CIPA melhora as condições de trabalho, dando prioridade a capacidade de cada empregado em realizar as suas atividades profissionais, a comissão fica atenta para ver se esse profissional é realmente qualificado para o cargo, pois um dos maiores erros cometidos pelas empresas é dar cargos para pessoas sem qualificação para determinada profissão.

Outro fator de responsabilidade da CIPA é a atenção na postura dos trabalhadores, para diminuir ou extinguir os índices de doenças do trabalho e de sintomas que podem acompanhar o trabalhador a vida inteira.

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), é determinada por lei em todas as empresas de grande, médio e pequeno portes, caso a empresa não possua uma CIPA, ela terá problemas com a justiça e receberá multa.

Em resumo, a CIPA é uma parte fundamental em todas as empresas, porque ela cuida da segurança e do conforto dos trabalhadores e ainda consegue fazer a amproximação dos chefes com os seus empregados. Então todas as empresas têm por obrigação adicionar uma CIPA para ajudar aos trabalhadores e evitar as doenças e acidentes de trabalho.