Dicas para Prevenir Acidentes no Trabalho

Os trabalhadores de todo o mundo correm riscos diariamente no ambiente de trabalho, mas não apenas os que trabalham em profissões perigosas, como também os profissionais que trabalham em cargos amenos, porque, podem contrair alguma doença ocupacional.

O trabalho é essencial na vida das pessoas, afinal é só assim que podemos ganhar dinheiro para viver, no entanto, é preciso ter muito cuidado nos ambientes de trabalho, não só com os acidentes, mas também com a postura ao realizar as atividades, porque elas podem trazer incômodos e doenças ocupacionais.

Os acidentes de trabalho são muito comuns por vários motivos, alguns deles são: movimentos repetitivos, baixas condições no ambiente de trabalho, carência de qualificação profissional, falta de atenção e interesse dos trabalhadores e falta de segurança por parte da empresa.

Todos os anos milhares de profissionais sofrem acidentes de trabalho, alguns muito graves, que podem levar a morte e outros mais simples, por isso, é muito importante seguir algumas dicas para trabalhar com mais segurança.

Dicas para prevenir acidentes de trabalho

1 – A empresa e todos os funcionários devem se comprometer com a segurança do trabalho, pois só assim ela poderá ser aplicada da forma certa. Os funcionários precisam realizar as suas atividades com muita atenção, usando os equipamentos de proteção e tendo muito cuidado quando for fazer um trabalho fora da empresa ou no trajeto para a casa ou trabalho.

2 – As empresas em geral têm por obrigação manter uma equipe de profissionais da saúde para trabalhar na área de segurança do trabalho no estabelecimento. Além disso, as empresas devem oferecer palestras que falem das diversas maneiras de evitar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

3 – É importante ressaltar novamente a atenção do trabalhador, porque ele não pode se distrair nenhum minuto, ainda mais se estiver trabalhando com equipamentos pesados ou máquinas que podem oferecer riscos.

4 – A hora do trabalho, não é momento para diversão, deixe para se divertir quando estiver de folga.

5 – Faça todos os seus trabalhos com calma e perfeição, com isso garantirá um trabalho de qualidade e uma integridade física perfeita.

6 – Caso tenha alguma dúvida em relação a algum trabalho, pergunte para o seu chefe ou supervisor, pois realizar trabalhos sem saber o que realmente está fazendo pode causar muitos acidentes.

7 – Se tiver trabalhando com alguma máquina ou equipamento de proteção, e percebeu que há algum problema, vá imediatamente comunicar o ocorrido para um responsável, que tem a obrigação de consertar ou fornecer equipamentos novos.

8 – Procure não fumar em locais da empresa onde é proibido o fumo, melhor, não fume de forma alguma no seu ambiente de trabalho, porque pode haver produtos inflamáveis que podem explodir, ou então poderá causar um incêndio, então nada de fumar na empresa.

9 – Em todas as empresas, cada trabalhador deve fazer a atividade, para qual está qualificado, ou seja, trabalho de eletricista, só pode ser realizado por eletricistas.

Portanto para evitar os acidentes de trabalho, os funcionários e as empresas devem trabalhar juntos e tomar todo o cuidado do mundo.