Dia Nacional de Combate aos Acidentes de Trabalho

Os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, são muito comuns até hoje, isso acontece por vários motivos, como: indiferença das empresas com relação a saúde e integridade física dos funcionários, mau uso ou falta de uso dos equipamentos de segurança, falta de atenção dos próprios trabalhadores, postura incorreta na hora de efetuar as atividades e profissionais sem qualificação.

Muito se fala sobre os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, inclusive uma grande parte das empresas brasileiras já adotaram todas as medidas obrigatórias por lei para prevenir os acidentes e doenças de trabalho e manter a vida dos trabalhadores a salvo.

Evitar os acidentes de trabalho e as doenças provenientes das profissões que são exercidas  por muito tempo, é essencial para todos os empregados que trabalham em empresas de pequeno, médio e grande portes, e para lembrar essa importância e conscientizar trabalhadores e donos de empresas, foi instituído o Dia Nacional de Combate aos Acidentes de Trabalho.

Dia nacional de combate aos acidentes de trabalho

O Dia Nacional de Combate aos Acidentes de Trabalho é comemorado em 27 de julho. Para quem não sabe, o Brasil foi o primeiro país a possuir um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho, esse serviço estava presente nas empresas que contavam com mais de 100 funcionários. Isso aconteceu no dia 27 de julho de 1972 e o responsável foi o Ministro do Trabalho Júlio Barata, que criou leis que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho.

O que são acidentes de trabalho

O acidente de trabalho é um acontecimento rápido e imprevisto, que ocorre com o trabalhador no ambiente de trabalho. O acidente de trabalho é aquele que acontece durante as atividades da profissão, ou no caminho de casa para o trabalho, que provoca lesão no corpo ou problemas nas funções do corpo, e a diminuição ou perda da capacidade de trabalho ou até levar a morte.

Como já foi dito, os acidentes de trabalho têm muitas causas, que podem ser naturais, pela falta do uso de proteção ou uso de forma errada dos equipamentos de segurança. Os acidentes de trabalho também podem ser provocados por ações dos trabalhadores, pois alguns ingerem bebidas alcoólicas ou se drogam durante o trabalho. O cansaço do trabalhador, é uma das maiores causas dos acidentes e doenças do trabalho.

Como evitar os acidentes de trabalho

Para evitar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, os trabalhadores devem sempre participar de ações ou cursos de segurança proporcionados pelas empresas, como a semana de prevenção de acidentes do trabalho, campanhas, gincanas, diálogos e outros. Os profissionais devem ter muito cuidado ao realizar uma atividade no trabalho, pois qualquer descuido pode provocar acidentes muito graves.

Para os donos de empresas e trabalhadores, a melhor forma de acabar com as doenças ocupacionais e com os acidentes de trabalho, é a prevenção, que deve fazer parte da vida de todos os trabalhadores, não importando a sua idade e tempo de serviço.

Portanto o Dia Nacional do Combate aos Acidentes de Trabalho, é para conscientizar que a prevenção de acidentes do trabalho e os cuidados devem vir das duas partes, dos chefes e dos empregados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *